Uvalopalatofaringoplastia

UvalopalatofaringoplastiaProcedimento cirúrgico aconselhado aos adultos com problemas de ronco. Quando indicado adequadamente, auxilia no tratamento do ronco e da apneia do sono. A cirurgia consiste basicamente na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço da faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco.

Indicação:

Em casos de ronco primário e apneia leve.

Procedimento:

Pode ser realizado de duas formas, sob anestesia geral, com duração aproximada de 20 a 30 minutos, quando é realizada junto à retirada das amígdalas. Sem retirar as amígdalas, é um procedimento bem mais rápido e fácil, com duração aproximada de cinco a dez minutos, sob anestesia local.

Orientações:
fazer os exames pré-operatórios com hemograma completo e avaliação cardiológica. Após a cirurgia, dieta líquida- pastosa fria ou gelada nos três primeiros dias. No quarto dia adicionar alimentação pastosa morna. Do sétimo dia em diante, alimentação normal. Tomar pequenas quantidades de líquido a cada hora (200ml) e fazer repouso de uma a duas semanas.