Reab. Vestibular

reabilitacaoVestibularA reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal. ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos.

A reabilitação vestibular (RV) procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que estava acostumado a fazer antes de surgir a tontura. A escolha dos exercícios depende basicamente da configuração do quadro clínico das vestibulopatias periféricas e centrais na fase aguda e na fase crônica.

Na fase aguda pode-se utilizar a eletroestimulação cervical (com um aparelho semelhante ao TENS) com o objetivo de estimular as fibras nervosas para proporcionar uma ativação e simular as informações que deveriam vir do labirinto acometido. Podem ainda ser usadas manobras de estimulações plantares e cervicais, as estimulações plantares são técnicas proprioceptivas da fisioterapia (ex.: equilíbrio com almofada sob os pés), na cervical são tecnicas de sensibilização com textura e proprioceptivas.

Na fase crônica são muito utilizados os exercícios de Cawthorne e Cooksey, são exercícios posturais com movimentos de cabeça, pescoço e olhos, podendo associá-los com a marcha. Esses exercicios devem ser selecionados pelo especialista de acordo com a necessidade do paciente.